Áreas Da Medicina: Tudo O Que Você Precisa Saber Sobre O Assunto!

· 2 min read
Áreas Da Medicina: Tudo O Que Você Precisa Saber Sobre O Assunto!

Em razão do longo histórico e da multiplicidade de questões que precisam ser tratadas quando se fala em saúde e bem-estar, essa ciência se dividiu, formando o que passou a ser conhecido como especialidades e áreas da Medicina. A Pediatria tem como objetivo garantir o bem-estar do público infantojuvenil por meio do diagnóstico, tratamento, acompanhamento e prevenção de doenças ou condições de saúde. Esse é um ótimo campo para quem gosta de estar perto de crianças e ajudá-las de alguma  maneira.

  • Como exemplo, temos os serviços periciais nas instituições públicas, o médico em escolas e aqueles em empresas para pronto-atendimento – seja na área pública ou privada, entre outras.
  • Na verdade, você vai precisar trabalhar em etapas, desde entender quais os profissionais indispensáveis para montar uma equipe para clínica médica, até divulgar corretamente as vagas.
  • O melhor é escolher uma área que desperte o seu interesse e estimule você a ser o melhor profissional que puder.
  • Há o discurso que o médico clínico com formação mais geral é necessário e deve ser valorizado.
  • O ensino dessa atitude ou modo de ser clínico e do método clínico fica, portanto, restrito ao ambiente hospitalar.
  • Ela é importante para articular o tratamento em conjunto com outras especialidades médicas.


Além desses benefícios, a telemedicina é uma ótima alternativa para acompanhamento de doenças. Isso porque, em muitas consultas, o médico especialista já conhece o histórico do paciente e seu tratamento, assim ele pode prescrever medicamentos de uso contínuo ou exames sem a necessidade do paciente precisar se deslocar. Algo que é relativamente demorado, torna-se muito mais prático e rápido na telemedicina. O clínico geral que deseja atuar na saúde pública precisa prestar um concurso ou passar por um processo seletivo realizado por prefeituras, governos estaduais e federal ou instituições responsáveis pelas unidades de saúde. Experiência e títulos de pós-graduação, mestrado e doutorado costumam contar mais pontos e ajudam na classificação nos concursos mais concorridos e com melhores salários.


Áreas Médicas Com Falta De Profissionais


O aumento dos casos de câncer é o principal responsável pela grande demanda da especialidade. O oncologista deve visar sua atuação junto a uma estrutura especial para tratamentos, como a radioterapia, além de equipes de multiprofissionais. A referência mais conhecida são os procedimentos que envolvem a anestesia de pacientes, como cirurgias ou exames mais invasivos.

É Possível Conciliar As Redes Sociais E Os Estudos?



Um médico pode ter um ou ambos, mas um ou outro dá direito ao especialista registrar-se como tal em um CRM. Um especialista em psicologia cuida de distúrbios psíquicos, como ansiedade, TOC e depressão.  site com detalhes disto  necessário, em casos mais graves, faz encaminhamento a um médico psiquiatra. O otorrinolaringologista é responsável pelo tratamento e cuidado da garganta, das vias auditivas e nasais. Sendo assim, cuidam de casos de sinusite, tonturas, rouquidão, dificuldades de audição, dentre outros.

Especialidade Não Encontrada


O primeiro ponto que se deve considerar ao escolher uma especialidade médica é a afinidade com os temas estudados ao longo da graduação. Assim como os outros profissionais da saúde, os médicos residentes também contam com associações que representam os interesses dos profissionais em especialização. Assim como a Clínica Médica, aPediatriaé uma especialidade com cerca de 10% do total de profissionais, mais precisamente10,3% dos médicosdo país. Contudo, cerca de55% desses profissionais trabalham na região Sudeste, o que mostra uma demanda ainda maior nas demais regiões do Brasil.